domingo, 24 de maio de 2009

Sinalização para árvore

Em Araraquara (SP) existem algumas situações como aquela da faixa escrito 'EsGola'.
Essa situação, captada na Avenida Bento de Abreu, é semelhante.

A placa de sinalização, não se sabe porquê e por quem, foi instalada na frente de uma frondosa árvore e serve para sinalizar não aos motoristas, mas às árvores que descerem a Bento.

Vou mandar as fotos para a coluna do Macaco Simão da Folha de S. Paulo e pode ser que ele venha a citar Araraquara novamente, desta vez não pela EsGola, mas pela sinalização que serve para orientar a flora da cidade em trânsito.

Quem foi o artista da Coordenadoria de Trânsito que teve a ideia de instalar a tal placa já faz um bom tempo (em 1999, aproximadamente)?
Merece um chapeuzinho de burro, no mínimo, pela visão obtusa e a ignorância sobre a legislação do trânsito.
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Turma da Morada e Cultura Araraquara


Para quem não sabe, fui comunicador de FM durante muitos anos.
Comecei em rádio na cidade de Bauru, na Rádio Cidade FM 96,9 (hoje 96 FM). Era março de 1991.
Uma parte da minha história se concentrou entre junho de 1992 e setembro de 1998 na Morada FM.
Havia uma competição ferrenha da Morada e Cultura (na época a rádio pertencia à Família Lupo).
Era muito bom fazer parte daquela equipe.
Com a aquisição da Rádio Cultura pelas Organizações Roberto Montoro de Comunicação houve uma segmentação definitiva das rádios: Morada com programação popular e a Cultura com o pop e rock.
Porém, aquele clima de rivalidade saudável ficou para trás.
No meu perfil no orkut postei algumas fotos recentes que fiz de parte das equipes e vou abastecendo à medida que fizer novas imagens.

sábado, 16 de maio de 2009

Sukiyaki!

Eu me lembro bem das noites em São Paulo em que minha mãe preparava o sukiyaki em casa.
Ficava eufórico em saber que iria ajudar a preparar um prato que caiu no gosto do brasileiro nos últimos tempos.
Ingredientes do sukiyaki da Nipo Araraquara (SP)
Tacho ou wok são os ideais para preparar o sukiyaki
Hoje, por exemplo, a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara (SP) realiza sua primeira noite do sukiyaki em 2.009 e o tempo frio ajudou. Afinal de contas, a tradição lá em casa rezava que o prato deveria ser apreciado com todos ao redor da mesa e no centro, a panela fervendo com o molho e os ingredientes em cozimento na frigideira elétrica.
Salão da Nipo Araraquara onde é realizado o sukiyaki
Bons tempos. Observava que o maior trabalho da minha mãe era com a limpeza dos legumes e verduras que compõem o sukiyaki. O resto era fácil.
Voluntárias fritam os legumes do tempurá (empanado)
Bolinho de arroz com alga, o sushi
O fascínio meu era o momento de ligar a panela elétrica e começar a derreter pedaços de manteiga para receber em seguida os pequenos filés de alcatra ou contrafilé na chapa aquecida. Aquele aroma se espalhava rapidamente pela casa, anunciando o que vinha pela frente. Era maravilhoso. Em seguida, reservava-se num cantinho da panela a carne cozida (não se deixa a carne fritar) e colocava-se as cebolas em rodelas. O cheiro da carne dividia espaço com a cebola até o momento que começasse a murchar.
Era o momento em que se acrescentava couve os legumes mais duros, como couve-flor, acelga, brócolis, sempre abrindo um espaço na panela junto à carne e cebola.
Na sequência minha mãe acrescentava um pouco de shoyu (molho de soja), um pouquinho de açúcar sobre os ingredientes na panela e saquê (vinho de arroz branco) para apurar o tempero. Em seguida, um pouco de água quente para cozinhar e ajudar a espalhar o tempero. O Aji-No-Moto é muito bom também (maldosamente dizem que causa câncer, não sei de onde tiraram essa balela).
Mas não parava aí, pois logo em seguida eram dispostos o macarrão japonês (udon), tofú (queijo de soja), konhaku (massa de batata), kamaboko. Sim, tudo isso junto na panela. Tem que ajeitar tudo, pois à medida que as pessoas vão se servindo (a panela não é desligada) os ingredientes são repostos na panela, em especial a carne.
Na hora de se servir, o ideal é quebrar um ovo de galinha dentro de um ochawan (tigela) ao invés de um prato e bater com um pouco de shoyu, como se fosse preparar omelete.
Pronto! É só se servir pegando direto da panela que continua a cozinhar os ingredientes e mergulhar no ovo com shoyu, pois o calor vai ajudar a cozinhá-lo. Descobri mais tarde que os brasileiros preferem deixar de lado essa parte de comer com um ovo batido no ochawan, fazer o quê?
Bons tempos de infância... que saudade!
No meu perfil no orkut.com postei todas as fotos que fiz agora há pouco na Nipo. Acesse!

Abordagem de funkeiro bêbado!

Policial tem que ter muita paciência para ouvir absurdos como os proferidos por um jovem bêbado que havia deixado um baile funk e estaria promovendo desordem no centro. Acompanhei a abordagem por dez minutos e cheguei a essa conclusão. Haja paciência! Sobra tudo para a polícia!
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

Madrugada de outono

Sábado, 16 de maio de 2.009, Avenida Bento de Abreu, Araraquara (SP), 4h50.
12 graus de temperatura. Massa de ar polar sobre São Paulo.
Ideal para fotografar a neblina na paisagem urbana. No inverno de 2.001 fiquei surpreso quando o termômetro da avenida marcava entre zero e um grau em pleno mês de agosto. Aquilo foi inesquecível...Brrr! Eu gosto é do frio!


Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Max Forma Academia Araraquara (SP)

A primeira imagem que surge quando se fala em academia de musculação é um lugar repleto de aparelhos num ambiente predominantemente masculino.

Foi assim. Hoje o mais comum é deparar com jovens, adultos, homens, mulheres e também a turma da melhor idade.

O que mais se trabalha nos dias de hoje nas páginas de jornais e revistas são os benefícios alcançados com a prática constante de exercícios físicos, sejam aeróbicos ou musculação.
Sedentarismo compromete a saúde e o bem estar das pessoas, que precisam buscar uma atividade física se não diária, constante. O que não pode é ficar parado, esperando uma doença séria comprometer sua qualidade de vida.
Além disso, a prática de exercícios físicos, como numa academia, é também uma maneira eficiente de relaxar das tensões do dia-a-dia e sintonizar o corpo para o trabalho ou o estudo. Tudo combina. E sempre com a orientação e acompanhamento de profissionais formados na área.

A dica é Max Forma Academia.
Rua Voluntários da Pátria, 2530
Tel.: (16) 3335 5358
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

domingo, 10 de maio de 2009

Desleixo

Há quase uma semana este buraco aberto no cruzamento da Avenida Barroso com a Rua Arlindo Soares de Azevedo no bairro Santana em Araraquara (SP) está assim.
Trânsito fica complicado no horário de pico
Reparo no asfalto novo foi abandonado sem cobertura
Situação está pendente há quase uma semana Não bastasse isso, no cruzamento acima, com a Rua João Gurgel, o asfalto ao lado da canaleta de chuvas havia cedido há mais de dez dias e estava sem recapeamento, aumentando o tamanho a cada dia. Este problema foi resolvido, mas o desnível do asfalto colocado sobre o buraco ficou evidente. Agora, ao invés de cair no buraco, o protetor de cárter é que 'lambe' o asfalto. Várias ruas e avenidas que receberam o recapeamento já apresentam esse festival de remendos malfeitos.
Buraco não existe mais, mas o reparo ocasiona problemas
Recapeamento recente perde o sentido: material ruim?
Será que ninguém da prefeitura passa no local?
A impressão que fica, nos dois casos, é desleixo.
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

Rádio Cidade 96,9, São Paulo, 1988/89

Bons tempos que rádio FM tocava música. Mas música de verdade. Era A-ha, Duran Duran, Rick Astley, Roupa Nova, Grafite (tem uma comunidade minha), Paralamas, Titãs, Barão, New Order, Patrícia, Manhhatans, Glenn Medeiros, etc. Era tiete de rádio. Vivia na Paulista na Cidade FM (hoje BandNews). Ah, que saudade!
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

sábado, 9 de maio de 2009

Bairro da Liberdade, São Paulo, 2009

É mais um bairro de São Paulo? Talvez. Mas, para a grande maioria de visitantes, conhecer a Liberdade é conhecer um pouco da cultura japonesa, coreana e chinesa, em especial a culinária. A Praça da Liberdade fica a poucos metros da Sé, marco zero da cidade e tem na Rua Galvão Bueno e Estudantes os pontos principais de comércio oriental.



Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

"Jornal de papel vai servir só para embalar banana na feira?"

"Jornal de papel vai servir só para embalar banana na feira?"

Essa era a pergunta de um jornalista que recentemente escreveu na Folha de S.Paulo sobre o declínio do jornal impresso.

Em alguns casos, jornais impressos vão mal das pernas.
Perdem anunciantes, leitores e assinantes.

Talvez o que mais impacienta o leitor é ler um jornal sem conteúdo crítico,
repetindo tudo o que o rádio, a tv, a internet já noticiaram ontem (ou anteontem em alguns casos).
Além da falta de visão crítica, falta aprofundamento nas matérias, coisa que os jornais impressos desperdiçam a cada dia. E perdem cada vez mais.
Outro ponto que afungenta o leitor são os interesses que existem por trás de alguns temas insistentemente batidos diariamente por alguns jornais, como se estivessem fazendo fumaça para atingir um objetivo econômico ou político, querendo forçar o leitor a pensar como os editores e donos desses veículos.

Eu mesmo reduzi o número de exemplares do jornal que assino para apenas quatro dias. Mesmo assim, apenas o domingo é, por enquanto, o único dia mais atraente para uma leitura mais caprichada no jornal impresso. E olha lá se não parar também, tamanho os artigos insípidos e matérias repetitivas da semana inteira que desaguam naquele que seria um 'dia de domingo'.
Vai mal.
Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

A Tribuna de Santos (SP)


Quando se viaja para alguma cidade a primeira vontade que toda pessoa tem é conhecer um pouco mais do lugar, ter contato com moradores, descobrir lugares interessantes e fotografar (pelo menos para mim, como jornalista, é imprescindível).
Mas, antes de mais nada, conhecer um pouco os meios de comunicação existentes na região visitada também se torna um quebra-cabeça bacana, como ler os jornais locais, as emissoras de rádio e tv da cidade e da região (apesar da maioria serem afiliadas a redes nacionais, mas existem exceções como em Matão com a TvM).
Ao passar alguns dias em Guarujá (SP), deparei-me com o jornal A Tribuna de Santos.

Ao contrário do que se possa imaginar, é um jornal verdadeiramente centrado em sua região, pois alguns jornais do interior paulista insistem em estampar em suas primeiras páginas manchetes nacionais e internacionais.
Para mim isso é 'barulho' de Estadão na cabeça de alguns editores, que consideram chique mostrar que seu jornal prioriza temas assim.
Por isso é que uma boa parcela desses jornais perdem cada vez suas assinaturas e vendas em banca. Mas não dão o braço a torcer.
Um jornal em Araraquara (SP), no final de 1999, passou a eleger dólar, cotação da laranja, economia mundial como suas manchetes. E não foi só isso: perdeu, além do veio local e regional (inclua-se também, leitores), um pouco do senso crítico, que estimulava os jornalistas a irem além das pautas definidas em reuniões. Ou seja: lia-se, até então, matérias com as consequencias, os desdobramentos de um fato local.
Por sua vez, a Tribuna de Santos, ao longo de seus 115 anos, consegue manter um excelente padrão editorial (centrado na região), gráfico e com produtos atraentes ao leitor, como a revista semanal 'at', que circula aos domingos. O preço em banca também é convidativo: R$1,80 de segunda a sábado e R$3,00 aos domingos (por encartar a revista, muito bem produzida também).

Seu esquema de marketing é chamativo, com chamadas na TV Tribuna (Globo) dos assuntos que serão destaque nas páginas impressas do dia seguinte.
Parabéns à Tribuna de Santos!
Não venham os queixosos com argumentos dizendo que Santos é muito mais populosa que a região de Araraquara. Isso não basta.
Bons jornais existem em pequenas, médias e grandes cidades. Tem que ter visão crítica, foco naquilo que te rodeia e jornalistas que não se julguem mais importantes que o fato, a notícia. Jornalistas com perfil superstar minam a redação, encerram fontes e desqualificam o trabalho sério dos que realmente amam a profissão.
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.