sábado, 9 de maio de 2009

A Tribuna de Santos (SP)


Quando se viaja para alguma cidade a primeira vontade que toda pessoa tem é conhecer um pouco mais do lugar, ter contato com moradores, descobrir lugares interessantes e fotografar (pelo menos para mim, como jornalista, é imprescindível).
Mas, antes de mais nada, conhecer um pouco os meios de comunicação existentes na região visitada também se torna um quebra-cabeça bacana, como ler os jornais locais, as emissoras de rádio e tv da cidade e da região (apesar da maioria serem afiliadas a redes nacionais, mas existem exceções como em Matão com a TvM).
Ao passar alguns dias em Guarujá (SP), deparei-me com o jornal A Tribuna de Santos.

Ao contrário do que se possa imaginar, é um jornal verdadeiramente centrado em sua região, pois alguns jornais do interior paulista insistem em estampar em suas primeiras páginas manchetes nacionais e internacionais.
Para mim isso é 'barulho' de Estadão na cabeça de alguns editores, que consideram chique mostrar que seu jornal prioriza temas assim.
Por isso é que uma boa parcela desses jornais perdem cada vez suas assinaturas e vendas em banca. Mas não dão o braço a torcer.
Um jornal em Araraquara (SP), no final de 1999, passou a eleger dólar, cotação da laranja, economia mundial como suas manchetes. E não foi só isso: perdeu, além do veio local e regional (inclua-se também, leitores), um pouco do senso crítico, que estimulava os jornalistas a irem além das pautas definidas em reuniões. Ou seja: lia-se, até então, matérias com as consequencias, os desdobramentos de um fato local.
Por sua vez, a Tribuna de Santos, ao longo de seus 115 anos, consegue manter um excelente padrão editorial (centrado na região), gráfico e com produtos atraentes ao leitor, como a revista semanal 'at', que circula aos domingos. O preço em banca também é convidativo: R$1,80 de segunda a sábado e R$3,00 aos domingos (por encartar a revista, muito bem produzida também).

Seu esquema de marketing é chamativo, com chamadas na TV Tribuna (Globo) dos assuntos que serão destaque nas páginas impressas do dia seguinte.
Parabéns à Tribuna de Santos!
Não venham os queixosos com argumentos dizendo que Santos é muito mais populosa que a região de Araraquara. Isso não basta.
Bons jornais existem em pequenas, médias e grandes cidades. Tem que ter visão crítica, foco naquilo que te rodeia e jornalistas que não se julguem mais importantes que o fato, a notícia. Jornalistas com perfil superstar minam a redação, encerram fontes e desqualificam o trabalho sério dos que realmente amam a profissão.
Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

Um comentário:

  1. Que bom que comentou da Tribuna de Santos, meu irmão mora lá e é um jornal como poucos...Boas reportagens, com um ótimo redator, e o mais importante, que foi o que você disse: ela trata dos assuntos voltados para a cidade de Santos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!