domingo, 6 de dezembro de 2009

Convulsão na mão, um alerta

Na noite deste sábado (05/12) uma convulsão na mão esquerda impressionou quem nunca havia visto algo semelhante.
Movimentos involuntários de abre-e-fecha surgiram de repente, descontrolados e muito rápidos, como  doador de sangue colhendo material.
Essa convulsão durou pouco mais de cinco minutos e deixou impressionada a família da minha mulher, que em 2002 presenciou duas convulsões até descobrir que a primeira cirurgia seria necessária.
Logo após a crise, liguei para o neurocirurgião em São Paulo. Contei o ocorrido e ele recomendou voltar a tomar os quatro comprimidos diários do anticonvulsivante.
No dia primeiro ele decidiu em diminuir um comprimido ao ver o resultado do exame de sangue com a concentração do medicamento e constatar que estava no máximo da referência, de 10 a 20 mg. Acima de 20 é considerada tóxica.
Com essa 'cãibra' na mão esquerda, concluo:
1- os quatro comprimidos diários são necessários por conta da quimioterapia ou da radiocirurgia de 21 de setembro (a 'noite do terror');
2- essa convulsão na mão esquerda possui histórico: duas vezes antes da segunda cirurgia, no dia da radiocirugia e ontem;
3- o anticonvulsivante é ministrado em quatro comprimidos desde a primeira cirurgia em 2002, mas não me recordo se houve redução após um certo período do encerramento da radioterapia;
4- a sensação de formigamento diminuiu 95% no final da noite, mas hoje pela manhã sentia algo parecido com dor muscular, como ácido lático tivesse sido produzido após intensa atividade física repentina.
5- Fico desconfiado ao movimentar a mão esquerda, receoso de nova convulsão. É igual bunda de nenê e cabeça de juiz: nunca se sabe o que vem por aí. Tá louco!

2 comentários:

  1. Deixei,ou penso que consegui deixar,um recado em tres partes,em sua página de Orkut,primeiro tente le-los,caso não consiga,aqui vai um agora, breve recado....o formigamento assusta sim,pela própria situação de convivência com a instabilidade da saude,só que o formigamento pode se originar de tantas outras coisas,como exemplo,de uma forte tensão muscular,provocada pelo seu estresse,pela sua angustia,já parou pra pensar que nem tudo é o que parece ser?Por esta e outras razões sugeri todas as terapias possiveis,para que esteja bem para seu tratamento um tanto quanto mais forte.Não faça tanta cobrança a voce,entregue-se confiante a tudo,a tudo é particularmente à vida...aí dentro mora um Álvaro que talvez voce próprio não conheça,mas que terá imenso prazer em conhecer agora diante da adversidade,portanto deixe que este Álvaro que está por conhecer,tome conta de voce.
    Abraços,boa sorte,por muito tempo,espero estar aqui,estaremos nos comunicando,não podemos perder esta inteligência para nada extra voce,novamente,as palavras mágicas....e,aceite confiante,os designios do universo....

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número gênero e grau com sua amiga Bel. Admiro muito tua força mas acho que vc se cobra demais mesmo e como a gente erra muitas vezes e sempre tem pensamentos negativos, é sempre bom pensar que pode ser estresse mesmo, eu como já fiz 2 cirurgias em cada mão e agora foi preciso colocar 3 grampos (não é o de cabelo não, rsrs) para que eu pudesse voltar a "sentir" minhas mãos, pois convivi 2 anos com dormencia e já estava até acostumada a não sentir o "tato" que hoje ate estranho saber como é bom o toque das mãos, enfim são resultados da modernidade, pois na minha epoca a digitação de 1.500 notas fiscais diariamente com tipo de fruta, codigo do fretista, nome do mesmo e de que pomar tinha vindo, acabei por contrair uma doença horrivel que acaba te consumindo aos poucos: Tendinite, Ler e agora Dort, tudo a mesma porcaria, ou seja vc não é nada sem força nos braços, o tendão? esse ja foi pro beleléu faz tempo, agora que criei coragem para tentar "grampeá-lo" para ver se resolve....mas tudo bem...to ai....
    E sabe Alvinho, eu era uma pessoa bastante revoltada porque certas doenças para o INSS não significam nada....pagando plano medico tive que desembolsar R$3.000,00 pelos materiais, e olha aprendi muito com você, hoje luto pelos meus direitos e tb estou mais otimista. Você é pra mim um exemplo e porisso Deus vai te deixar aqui com a gente....Você tem muito a ensinar ainda, a mim e a muitas pessoas....Viu!!! Deus é camarada....Parabéns por ser assim, vc esta sempre me dando uns toques com o que escreve, e pode ter certeza muita gente pensa assim tb.
    Beijos a voce querido amigo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!