sábado, 27 de fevereiro de 2010

Publicidade nota 10, Estado reprovado

Manchete de capa da Folha de S.Paulo deste 27 de fevereiro:
Em SP, aluno da rede pública sai três anos defasado
O desempenho dos alunos das escolas estaduais de São Paulo melhorou sutilmente no último ano, mas continua com grandes defasagens. O do 3º ano do ensino médio, por exemplo, não chega nem ao esperado para a 8ª série.

As informações, divulgadas ontem pela gestão José Serra (PSDB), estão presentes na análise do Saresp, prova de português e matemática aplicada pelo governo estadual.
 
Da Folha On line, dia anterior:
Escolas de SP não se adaptam para receber alunos de 6 anos

Sentada em uma carteira de adulto, Isabela, 6, não consegue colocar o pé no chão. Suas sandalinhas balançam dois palmos acima do solo. Esse é apenas um dos problemas enfrentados pelos alunos de seis anos que, a partir deste ano, passam a ingressar no ensino fundamental [...] Colegas de sala de Isabela também enfrentam dificuldades e precisam sentar com a mochila nas costas, para ficarem próximos à mesa. Outros estão em pé, para alcançar lápis e papel. "Elas são pequenas para ficar cinco horas aqui. Estão sempre inquietas, incomodadas. Depois do lanche, coçam o olho de sono. Umas dormem apoiadas na mesa", observa Maria, professora da turma.
O secretário da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, admitiu que a situação da rede não é "satisfatória", mas afirmou ser "fundamental reconhecer que os indicadores melhoraram".


Interpretação de "indicadores melhoraram" pode ser que este ano (ainda) não foram distribuidas cartilhas com palavrões e dois Paraguais?
Esse é o ensino de qualidade que aparece na propaganda de um minuto que o governo estadual despeja aos quatro cantos nas rádios, tvs e jornais?
Dois professores em sala de aula? O comercial dá a entender que a medida foi implantada nas escolas dos 645 municípios paulistas, mas o que se sabe, vindo de alguns professores, que é um experimento testado em algumas escolas.

Refaço a pergunta: é esse o ensino de qualidade que seus filhos receberam nestes últimos anos para justificar tubos de dinheiro gastos em publicidade só para dizer que 'São Paulo é um estado cada vez melhor'?

Compare
Apenas para reforçar o ditado popular que 'propaganda é a alma do negócio':
Assista este comercial veiculado na Bahia, o 'Acelera Bahia':
http://www.youtube.com/watch?v=jwsyUPuTrK4
Depois assista este video caseiro sobre o metrô de Salvador, construído há nove anos, mas nunca fica pronto:

http://www.youtube.com/watch?v=c0VmIru98Js
Depois este:
http://www.youtube.com/watch?v=5BOHcuWLfFE
Veja também esta montagem de algum internauta, em cima da propaganda oficial:
http://www.youtube.com/watch?v=7P2_KEYUrw8
Aqui em São Paulo, quem não conhece compra:
Educação
http://www.youtube.com/watch?v=KgrHk_z19cY
Habitação
http://www.youtube.com/watch?v=gM3S91lUkNY
Rodoanel (só não explicam que os trechos oeste e sul terão quatro pedágios cada, com preços entre R$4,50 e R$6,00 cada praça)
http://www.youtube.com/watch?v=BE3IwjfBTzo
Rodovias (as dez melhores estradas do país ficam em São Paulo. E são as mais caras do planeta)
http://www.youtube.com/watch?v=znVsIvFw3Rs&feature=PlayList&p=EF7B5954C2E8EAA4&playnext=1&playnext_from=PL&index=7
Metrô e CPTM (O filme não mostra a superlotação nas plataformas de embarque e a falta de invesimentos , como a renovação dos trens da linha azul, que ainda rodam com os mesmos carros da inauguração, em 1974)
http://www.youtube.com/watch?v=dmGl_Lrkp2c&feature=PlayList&p=EF7B5954C2E8EAA4&index=7
Saúde (alguém que foi atendido em unidades de saúde do Estado recebeu este tratamento do filme?)
http://www.youtube.com/watch?v=C2SlNS1H9oE
Segurança (perceba que não há comerciais sobre as polícias desde Alckmin governador (2001-2006), pois a greve da Polícia Civil terminou em confronto com a PM em frente ao Palácio dos Bandeirantes, no final de 2008, sob a gestão de José Serra. O último comercial visto na tv mostrava Alckmin em uma viatura parabenizando, via rádio, policiais por uma operação bem sucedida na capital. Polícias paulistas não recebem aumento efetivo em seus salários desde 1994)
http://www.youtube.com/watch?v=70if5oVMvVA
Também este
http://www.youtube.com/watch?v=1d-mCiEb4gM
Mesmo assim, sorria.
Bom final de semana.
Mal, muito mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!