quinta-feira, 9 de abril de 2009

Imagem do dia (09/04/2009)

Às vésperas da Sexta-feira Santa a cena do andarilho ('morador de rua' é hipocrisia, afinal, que andarilho possui endereço para correspondência?) me fez abrir alguns questionamentos. Não pelo simples fato desta pessoa estar enrolada neste cobertor nas noites mais frias do início deste outono em Araraquara (SP), mas voltando o pensamento para sua vida pregressa. Quem é ele? Como ele é? O que pensa da vida depois de estar perambulando nas ruas, sem um lar, uma ocupação. Quais os motivos que o levaram para essa vida tortuosa? A família o abandonou ou vice-versa? Ele teve uma ocupação? Uma decepção? Do que vive e quem o ajuda? A Casa Transitória? Esta pessoa aceitaria uma abordagem amigável para destrinchar sua vida em detalhes? Quantos andarilhos e trecheiros temos no pais? Quantos se valem do álcool e das drogas ilícitas? Quantos já foram presos? Em quantas brigas se envolveram? E sempre que existe um ser humano nesta condição, há sempre um cão de estimação por perto. Não foi esse caso que fotografei na Via Expressa. Olhei nas proximidades e nada do amigo leal. Casos clássicos na cidade foram o do 'Sabugo' e do 'Pemba', que vi muitas e muitas vezes na Avenida Feijó fazendo seu 'churrasco' em uma lata vazia ou delirando no meio da via com um pano embebido em éter. Onde e com quem ele conseguia esse entorpecente? Uma das vezes que o flagrei dessa maneira, completamente alucinado, estava com o olhar fixo para o céu estrelado na madrugada dizendo para mim que estava vendo o cometa Halley. Alertei para que saísse da rua para não ser atropelado. Nem me ouviu. Lembro que na minha turma de jornalismo um grupo apresentou um videodocumentário sobre essas figuras memoráveis e as dificuldades que tinham em localizar os trecheiros nas rodovias da região e abordá-los para entrevista. Não é fácil. O ser humano complica o que pode ser simplificado. Em meu perfil no orkut.com tem álbuns completos de fotos dos posts do blog. Acesse pelo nome Alvaro Taniguti.

Um comentário:

  1. sabe Alvaro, uma vez fiquei com dó de um ( na realidade 2) andarilho mas por causa do cachorro que ele tinha (querido faisca)e comecei ajudar....
    Sabe que ouço sempre dizer: essa "gente" nem gripe pega, mas te digo o contrario ví um deles morrer na minha frente, depois fiquei sabendo que morreu porque bebia demais, e ele bebia demais para espantar os problemas, a fome e o frio.
    Hoje depois de 5 anos, o dono do cachorrinho faisca, trabalha, e paga até aluguel....e olha isso me fez um bem enorme, porque antes eu era como a maioria, não sabia e nem queria saber porque eles são assim. Deve sim ter no meio alguns aproveitadores, mas quando voce conhece alguem que precisa somente de uma mão estendida, voce começa a diferenciar dos que realmente precisam de ajuda.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!