sábado, 26 de setembro de 2009

Primavera 'invernosa'

- Enfim o sol deu as caras em Sampa. Bom para carregar o varal, coisa que muita gente deve estar fazendo na manhã bonita de sábado.

- A semana que teve o início 'invernoso' (se não existia, agora quem sabe) da primavera na quinta encerra com alguns aprendizados. O primeiro é da quimioterapia oral com Temodal na dosagem de 280 mg dispostos em comprimidos de 250, 20 e 5 mg. A combinação é o que importa, pois um dia desses tive que engolir um comprimido de 250 e seis de 5 mg, o que ocupou boa parte da mão direita.
Tem quem não consegue ingeri-los, seja pela quantidade ou pela gelatina que envolve o princípio ativo do medicamento, atacando o estômago.
No meu caso, sem problemas. Apenas o fato de encher a boca e VUPT!, numa golada apenas de água, encaminhar o Temodal ao cumprimento de seu dever: aniquilar o glioblastoma multiforme.
Vale ressaltar que meia hora antes, após jejum de 90 minutos do almoço, faço uso de um comprimido de Vonau 8mg sublingual, para evitar náuseas e vômitos , reforçado com outro comprimido oito horas depois.
Da segunda-feira ficou a lembrança do efeito imediato da radiocirurgia estereotáxica com o início do Temodal. Passei mal uma boa parte da noite. Errei em não tomar Vonau antes dos comprimidos e sair para a radiocirurgia.
Ao voltar, perto das 17h, fiz um lanche exagerado (estava sem nada no estômago desde o almoço às12h) e em seguida o temporal começou. Foi a noite do terror.
Além do enjoo e sentir a cabeça um pouco quente, acordei na madrugada com a mão esquerda tremendo involuntariamente, explicado na manhã de terça pelo dr. Sebastião como o edema deixado pela radiocirurgia. Recomendou tomar dois comprimidos de Decadron 4mg (cortisona) a cada 12 horas por três dias e depois voltar ao meio comprimido duas vezes ao dia.


Manifesto também a confiança absoluta nos médicos que me assistem e agradeço por Deus ter me ofertado a oportunidade de enfrentar todos os desafios com apoio da minha família, dos colegas de trabalho, profissão, amigos e ouvintes de uma vida inteira em que descobri que o jornalismo e a comunicação social são minhas missões nesta curta passagem terrena. Meus olhos marejam.

Erros cometi e reconheci. Se não o fiz prontamente, redimi na primeira ocasião, humilde e aprendendo. Sempre.

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!