sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sono conturbado

Meu sono, desde o início da quimioterapia, tem sido conturbado.
Sinto muito sono durante o dia, cochilo à tarde, volto a cair na cama à noite, mas não é reparador das energias. Durmo, mas não descanso.
Consequência:
Os sonhos que tenho tido ultimamente são estranhos. Pelos lugares e circunstâncias.

Em um deles, da noite desta quarta (20), estava internado num quarto de hospital, mas era como uma sala de aula de um colégio de padres perto de casa. Eu nunca estudei lá.
Aquelas janelas enormes de madeira davam visão para um grande pátio. Mas eu estava internado lá, esperando para ter alta, quando avisaram que teria que ficar mais alguns dias.
Sei que havia muitas pessoas no pátio, parecia hora do intervalo. Quando abri a porta do quarto, dava para um corredor central enorme, largo, típico de colégio católico.
Ao mesmo tempo via pessoas passando, parecia conhecer, mas não conseguia identificá-las.
Dei uma espiada nesse pátio, vi um menino passar por mim num triciclo, ir até um armário do outro lado do pátio, abrir, pegar um giz e voltar pelo corredor.
Ao retornar ao quarto, um pouco aborrecido pela notícia de não ter alta (não sei o motivo da internação), sentei em uma poltrona e pensei passar o final de semana naquele lugar, fechado, sem ninguém, sem movimento, apenas o guarda da portaria no portão de entrada. Deu um vazio.
Outra noite sonhei que estava em um lugar cheio de gente, indo e vindo, lembra o pátio da Uniara. Tentava conversar com algumas pessoas, mas elas não me ouviam ou viam. Aquilo começou a me sufocar, a desesperar, sem conseguir efetivar contato com ninguém. A sensação é que não estava dentro de mim.
Há um certo tempo sonhava que estava no metrô, mas para embarcar, tinha que pular até o vagão na linha oposta.
Aquilo me desesperava por ter que pular uma distância muito grande, pensar nos segundos que me restavam antes da partida e embarcar no único vagão parado na plataforma oposta. Normalmente cada composição do metrô paulistano leva oito vagões por viagem. No sonho era um só.
E foi antes do filme Ghost, em que o Sam pulava de um vagão ao outro no túnel.
Um tipo de sonho recorrente é estar num elevador e simplesmente ele inicia queda livre no poço. Sou atirado contra o teto e não consigo fazer nada até parar, jogando-me no chão.
Em seguida o elevador começa a subir tão rápido que não posso me levantar do chão, tamanha é a velocidade que alcança.
Quando criança adorava andar de elevador. Fiquei preso uma vez num elevador em Niterói (RJ).
Fora isso, sonhar que está correndo no meio do mato e cair num buraco acontecia muito quando estava cansado.
Isso acontceu numa viagem para Brasília (DF) em 1979, uma viagem de 14 horas a partir de São Paulo.
Estava cansado, mas tão cansado, que ao dormir, sonhei que corria no mato, em desespero -olhando para trás o tempo todo-, até cair num buraco. Acordei assustado.
Até hoje não encontrei explicações.

2 comentários:

  1. Acredito que toda vez que estamos em um período de estresse,principalmente os de longo período,como é o seu caso,nosso organismo sabiamente trata de fazer uma "faxina" em nossos mais profundos estados mentais,com isso,dando a oportunidade de continuarmos,porque na verdade,creio que nestes sonhos,nossos medos que vêm das profundezas,são liberados.
    Emocionante seu relato dos sonhos,talvez o menino do triciclo seja voce,isto só num insigth irá descobrir.
    Tem o livro O Homem e Seus Símbolos,de Jung,se não leu ainda,pra voce que ama a leitura,vale a pena ler.
    Tenho uma outra sugestão de leitura,que parece não indicada para este tema,mas que por alguma razão instintiva devo indicar,tambem,se é que já não leu,que é Lilith,La Luna Nera,de Roberto Sicuteri,não recordo se ele é psicólogo ou filósofo,ou os dois,mas de qualquer forma,vale a pena,ele vai tratar de arquétipos e isto é interessante.Procure em alguns sebos.
    Abraços,amei o menino do triciclo,tenho certeza que poderia se transformar numa poesia,ou porque não num filme.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Alvinho, acho todos nós ja tivemos sonhos assim, estar num lugar que conhece mas nunca ter estado lá; ver pessoas conhecidas sem saber de onde......deve ser a espectativa que tudo isso passe logo, uma vez tive um sonho tão real, que fiquei com medo, pois era um jardim que parecia conhecido, mas nunca estive lá...louco, angustiada eu fui ficando, até que minha sobrinha ama Beatles e um dia desses em que queria entender tudo, mas não entendia nada, ouvi uma musica que simplesmente me acalmou, passo a você, não sei se gosta de Beatles, mas ouça: All you need is love.....nossa, até hoje quando estou meio me questionando minha vida, pego e vou ouvir...não sei porque mas o fato de "tudo o que você precisa é amor".
    abraços meu querido amigo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!