segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dica interessante


Já havia postado sobre o Cia. Oriental, um restaurante do bairro da Liberdade em São Paulo.
Fui quinta (21) novamente, montei um prato com aquilo o que acredito ser a alimentação adequada e equilibrada por orientação da nutricionista da clínica.
Dos 88 quilos que pesava no dia da cirurgia em julho/09, a última pesagem indicava 75 (minha meta, sem pressa: 70 quilos).
Sinto-me melhor, sem dúvida.
Não há milagre e nem fórmula: fechou um pouco a boca e fixando-se nas frutas, verduras, legumes, sucos, chás e água, tudo muda de figura.
Sem deixar de comer, claro. Importante é 'beliscar' uma fruta, um iogurte ou copo de leite a cada duas ou três horas. Bolacha? Talvez. Não transforme em regra.
Nos restaurantes por quilo, entre, analise a pista fria e quente, e coloque no prato não o que seus olhos comem, mas o que seu estômago realmente necessita.
Ninguém é de ferro, mas um refrigerante zero no almoço de domingo vai bem. Não pode virar rotina, quando tudo é refrigerante. Um copo ou dois, no máximo. Dois litros, não. Como não uso bebidas alcóolicas, para mim se torna mais fácil.
Frequentava academia antes da cirurgia e pretendo retornar assim que minha vida voltar ao normal.
Uma sobremesa como uma gelatina leve além da fruta é bom. Mas sem exageros. Nada de metade de um bolo de chocolate, como fazia até bem pouco tempo... Uma fatia, para quem almoçou ou jantou é o ideal.
Subsitutuo a fatia de bolo ou mousse por uma lasca de chocolate 70% de cacau: além de ser mais amargo, traz os benefícios dos flavonóides. E só.
Acima de tudo: comer devagar, mastigando 30 vezes o alimento, sentindo seu sabor. O estômago se encarrega de enviar um sinal ao cérebro que já está saciado e você não sente mais necessidade de 'mergulhar' em mais comida.
Uma refeição que dure em torno de meia hora é o ideal. Nem sempre dá tempo por causa dos compromissos do dia a dia. Mas procure seguir o que for possível.
O restaurante oferece também pratos ocidentais como carnes grelhadas, espetinhos e o tracional arroz e feijão.
No 3o andar é por quilo. No andar superior o sistema é à la carte.
O forte do lugar são os peixes como tainha grelhada, sashimi (peixe crú) e o sushi (bolinho de arroz enrolado em alga).
Como entrada, a sopa missô é cortesia da casa e vem com cebolinha e tofu em cubos (queijo de soja).
Nas fotos do prato que montei observa-se, camarão na chapa, sashimi de atum, salada de vagem, beterraba e brócoli, sushi tradicional, de rúcula, atum e de manga, que nunca havia comido. Confesso que não aprovei esta novidade 'sushizeira'.
Fujo dos refrigerantes, optando pelo chá verde (gratuito). A fruta, de sobremesa, é à vontade. Na saída, um cafezinho cai bem.
O Cia. Oriental fica a 40 metros do metrô Liberdade, com acesso pela rua Galvão Bueno e avenida Liberdade.
Aos finais de semana e feriados costuma lotar, pois a feira de artesanato da praça da Liberdade atrai centenas de visitantes.
Ah, sim: o site para conhecer mais é http://www.ciaoriental.com.br/site.htm

Finalizando:
O estômago é como uma 'bolsa elástica', como explicou uma técnica em nutrição em Araraquara (SP).
Comeu em exagero, incha. Controlou a boca, desincha e com o tempo seu peso diminuiu.
Tem que ter o que batizei de DDO:
Determinação, Disciplina e Organização
Seu corpo vai agradecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!