quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fim do tratamento, vida normal e recomendação

Digitei em algumas linhas um tópico, postado na comunidade Glioblastoma Multiforme do Orkut.
Para quem não faz parte do Orkut, eis a íntegra:

22h09
Fim do tratamento, vida normal e recomendação

Caros,

depois de tudo o que vivi, passando por um Astocitoma anaplásico III (2002) e um GBM IV em 2009 - com duas craniotomias-, quero deixar algumas palavras de incentivo aos que lutam contra esse mal.
Apesar de todas dificuldades que passei, creio que venci até o momento. As ressonâncias com espectro e perfusão que fiz em março e abril não acusavam indícios de GBM no local da ressecção (duas lesões). As duas cirurgias, a quimio - com Avastin e Temodal-, além da radiocirugia estereotáxica, foram aplicadas por médicos que amam aquilo o que fazem e se atualizam sempre. Foram peças-chave na história, que contou com o apoio irrestrito da família, colegas do jornal e da população-ouvinte do jornal em que atuo, com suas correntes de oração.
Aliás, a fé foi primordial. Entro com certa cautela nesse campo, pois respeito o credo de cada um de vocês e não é minha intenção doutrinar as pessoas ou conduzi-las para este ou aquele caminho.
Esta parte final de meu depoimento se reserva à cirurgia espiritual que realizei em Abadiânia (GO), já livre da quimio que findou em março -entre uma ressonância e outra-, limpo portanto. E quatro dias antes do segundo exame para comparação com o primeiro.
Em meu blog postei algo sobre essa passagem de minha vida.
Quem o acompanhou desde a descoberta da recidiva em junho/09 até hoje, vai entender o que escrevi.
O dia em que ciência, medicina e fé caminharem de mãos dadas, muitos aspectos da nossa saúde física mudarão para melhor.
Desculpem-me pelo tom preletório do tópico, mas foi a maneira que encontrei de incentivá-los a caminhar de cabeça erguida. Mesmo diante da dificuldade. Sempre.
Fiz nova ressonância hoje. Levo ao onco e neuro semana que vem.

Meu blog é http://alvarotaniguti.blogspot.com/
Se considerarem meu depoimento inadequado para a comunidade, não me chatearei se for deletado.
Algo dentro de mim disparou um alarme que deveria fazê-lo.
Abraço fraterno,
Álvaro Taniguti.

Retornei ao trabalho dia primeiro de junho, 11 meses após a missão.
Valeu Magdalena, pessoal do jornal, das rádios Morada e Cultura, Araraquara (SP), ouvintes da região, leitores deste blog, Ana Paula (ex-Anglo Latino), Adriana de Araraquara (pela indicação do oncologista), Doutores Shibata, Sebastião, Carlos Alexandre e CPO!
Agradeço à todos por cada instante compatilhado.
Obrigado mãe, pai (onde quer que esteja, zelando por todos nós aqui embaixo), Rosi e Fernando, por me ouvir e questionar (paciência e compreensão).
E à Deus, principalmente.
Tenho muitas tarefas a cumprir ainda.
Voluntariado é uma delas. Vou descobrir onde precisam da minha ajuda.
Nada ocorre em vão.

2 comentários:

  1. Alvaro, meu marido não teve tanta sorte! O glioblastoma chegou em novembro de 2007 e apesar de termos lutado com tudo - incusive operação invisível - ele partiu em agosto de 2009. As vezes a jornada não pode ser prolongada!

    ResponderExcluir
  2. Tanigutiiii !
    Muito trabalho e muito sucesso pra vc hoje e sempre !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!