sábado, 14 de novembro de 2009

Banheiro, maçaneta e aperto de mão

Outro dia, em um shopping, fui ao banheiro lavar as mãos antes de almoçar. Prática habitual desde a infância, principalmente antes, depois das refeições e ao se chegar da rua.
Já havia assistido câmeras escondidas na tv mostrando o corredor de um banheiro masculino e o comportamento dos que saíam sem lavar as mãos.

Imaginei essas pessoas cumprimentando outras com aperto de mãos ou manuseando alimentos.
Com a chegada da gripe suína os cuidados foram redobrados, em especial com as crianças que foram ensinadas na escola como se deve fazer. Isso deveria vir de casa, sem necessidade de reforço. Mas estamos no Brasil. A história não acaba aí. Bom seria.
Almocei e voltei ao banheiro. Enquanto lavava as mãos, um rapaz saiu de uma bacia masculina e foi embora!
Foi suficiente para me embrulhar o estômago. Sequei minhas mãos e aproveitei o papel-toalha para puxar a maçaneta na saída. Disciplinei a fazer isso sempre que estou fora de casa. Ao sair vi o 'porcolino' metros à frente no corredor. "Qual seu destino?", pensei.
Adivinha! Ele foi direto ao balcão de uma lanchonete e pegou um cardápio para escolher o que comer.
Penso agora que não é nenhuma paranóia carregar álcool em gel e que Michael Jackson tinha razão em usar luvas quando saía para a rua.
Quando alguém vier cumprimentar com mãos suspeitas, prefira a saudação japonesa: abaixe levemente a cabeça em sinal de respeito. E mais nada.


Um comentário:

  1. Alvinho, tudo bom?
    Bom.....de hoje em diante, dada as circunstâncias por você narradas aqui, só saudação japonesa...
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!