sábado, 9 de janeiro de 2010

Linguagem abominável, mano!

Uma manhã dessas em Araraquara calibrava os pneus do carro em um posto.
Havia um grupo de rapazes que havia acabado de sair de alguma balada, pois ainda bebiam (7 horas).
Ao lado de meu carro havia uma moto estacionada, sem atrapalhar o que estava fazendo.
Como sou premiado com essas situações, enquanto abria o porta-malas para verificar o estepe, um dos rapazes se aproximou para falar comigo, com uma lata de cerveja nas mãos. Visivelmente embriagado, claro.
-“Ô senhor!”. Pronto! Começava bem o meu dia.
Não tenho nada contra quem enche o pote, desde que não venha com conversa fiada para meu lado.
Sempre carrego um cano de ferro junto à chave estrela para auxiliar numa eventual troca de pneu, mas aquele dia me serviu para espantar o ébrio.
Ao levantar a cabeça para ouvir o que o cidadão queria me dizer, já estava com o cano em uma das mãos. Dei um golpe na borracha interna e perguntei: “O que foi?”
Ele arregalou os olhos para mim, achando que fosse partir para cima dele. “Minha moto está atrapalhando?”, perguntou, ainda receoso e voz trêmula.
Respondi que não, mas dei a entender que o assunto estava encerrado naquele momento. Estava nítido que ele iria pedir algo ao invés de perguntar da moto estacionada.
Ele falou qualquer bobagem, pediu desculpa e voltou para o grupo que estava em um carro perto de mim. Um deles falava alto com o outro:
-“O bagulho é louco, mano. Tô cozinhando desde ontem à noite!”
Em seguida, começaram uma discussão de alto nível.
- “Vou levar esse moleque lá e esfregar na cara que ele é um filho da puta. Mano, você ganha dinheiro com isso”.
Depois da calibrar, esperava a lavagem de meu carro, mas não resisti continuar a escutar tudo aquilo até se entenderem, sempre em termos amigáveis:
-“Estende a mão aqui, porra! Estende assim, igual homem”, usando gestos agressivos.
Não sei qual era a ‘bronca’, mas pela qualidade da conversa, creio serem cientistas sociais discutindo os rumos da área nesta década.
Entrei no carro e fui embora. ‘Inguinoranti’ sou eu.
Bom final de semana.

Sugestão: assista “Perfeito”, desenho animado de Coragem, o cão covarde em http://www.youtube.com/watch?v=bTF_KW_Z26c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!