sexta-feira, 14 de maio de 2010

Edifício Joelma

Notícia publicada nesta sexta (14/05) na Folha de SPaulo:

Por superstição, QG tucano em São Paulo, no Joelma, vai ter o número alterado
CATIA SEABRA

da Reportagem Local
O staff de José Serra contará com o apoio do aliado e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), para se livrar da influência malévola do 13 durante a disputa eleitoral. A pedido do presidente do PMDB, Orestes Quércia, e com a autorização do proprietário do imóvel, a Prefeitura de São Paulo está trocando o número do edifício onde funcionará o comitê de campanha de Serra e Geraldo Alckmin nessas eleições: de 184 para 182.
A associação com o 13 do PT é só coincidência. Discípulo de Pitágoras --e adepto da teoria de que cada número traz um significado--, Quércia quer é afugentar os efeitos do temido 4. Como sua pronúncia se assemelha a "morte" em chinês, o 4 é evitado no Oriente. E por Quércia.

Para chegar a um resultado na numerologia, é preciso somar os algarismos de um número até que reste apenas um. É assim que 184 (1+8+4) vira 13. E, depois (1+3), 4.
Quércia recorre à numerologia cada vez que se instala num novo endereço. Como ocupará salas do edifício Praça da Bandeira --antigo Joelma--, pediu a troca. Kassab consultou o proprietário.
Com a mudança, troca-se o 4 pelo 2. Embora rechace a vinculação do 4 com a morte, a numeróloga Vera Caballero reconhece que o 2 é benéfico por sua associação à diplomacia --o 4 seria "falta de jogo de cintura".
QG do tucanato desde 2004 --quando abrigou a equipe de transição de Serra para a prefeitura--, o Joelma foi palco de trágico incêndio em 1974, com 188 mortes.
Pré-candidato do PSDB ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira confessa que tem medo de assombração. Mas que isso não se aplica ao Joelma. Apesar disso, ele diz que os comitês do partido foram benzidos antes de ocupados.


Pobre Edifício Joelma!

Nos próximos meses, verdadeiras assombrações políticas tomarão conta do lugar com tudo a que tem direito: numerologia, jogos de interesse, mandingas, acordos etc.
A começar pela troca do número do imóvel; na verdade, um capricho pessoal.
Número por número, arrisco na loteria.
Trabalhar é mais produtivo.
É o que estes nobres políticos deveriam fazer, ao invés de se preocupar com melindres fúteis.

A tragédia do Edifício Joelma: 188 mortos
Um incêndio na manhã de 1o de fevereiro de 1974 consumiu o prédio de 25 andares, localizado na Avenida Nove de Julho em São Paulo, matando 188 pessoas e ferindo outras 300.
Um mistério cerca o terreno onde foi erguido o imóvel, reformado e rebatizado de Prédio Praça da Bandeira.
No mesmo local, em 1948, muito antes de sua construção, a polícia e o corpo de bombeiros resgataram de um poço existente nos fundos de uma residência existente à época, os corpos de um químico, suas irmãs e sua mãe.
Assassinatos e um suicídio com possíveismotivações, sem um conclusão.
Outra informação relata que o local foi um pelourinho, com fantasmas de escravos vagando na região.
O que mais chama a atenção foram os 13 corpos encontrados em um elevador do prédio incendiado, sem qualquer identificação [não havia exame de DNA]. O 'mistério das 13 almas' alimenta histórias de assombração no cemitério São Pedro, onde foram sepultados e ainda hoje recebem constantes visitas.
O incêndio foi tema do filme 'Joelma 23o andar' e foi focalizado no programa 'Linha Direta' (2005) da Rede Globo.

Para saber mais:
YouTube (6 partes)
http://www.youtube.com/watch?v=48wDpDn9SHc&feature=PlayList&p=D9119AD0F66E2DA5&playnext_from=PL&playnext=1&index=28




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica!